Quem foi Palmira Carlos?
A resposta vai muito além de um nome. É a história de vida que inspira os pilares de cuidado, coragem e humanidade da nossa clínica.
Nascida em 1925 na pequena cidade de Almino Afonso, Palmira Carlos Amorim era filha de agricultores. Sua vida foi um exemplo de adaptação e força. Acompanhando o marido, Adonias de Souza Rêgo, ela construiu um lar enquanto se deslocava por Alexandria, Mossoró, Pau dos Ferros e, finalmente, Natal. Desta união e dessas jornadas nasceram oito filhos e cresceram sete, que ela criou não apenas com amor, mas com o rigor e a sabedoria de quem ensina a 'ser gente', com ética, respeito e valores inegociáveis."
Não se limitava as atividades do lar. Comprometida a ajudar com a renda da família também costurava para fora e com a vinda dos sintomas da febre reumática, foi proibida por ordem médica de costurar por limitações clínicas. Parou, mas para continuar ajudando a família reinventou seu trabalho: abriu um pequeno armazém onde vendia algumas coisas gerais em Pau dos Ferros e depois até passou a vender sapatos.
A febre reumática estava destruindo seu coração de forma física, não emocional. É uma doença causada por uma reação a infecção de garganta que pegava das crianças. Escolheu não desistir delas. A doença avançou. Por sorte, a cirurgia de troca valvar havia chegado ao Brasil há pouco tempo. Juntando sua coragem e determinação, ela se submeteu ao procedimento, que foi bem-sucedido.
Nasceu na roça e mesmo tendo pouca educação passou toda sabedoria que pode aos seus filhos, não desistiu deles diante de todas as dificuldades, os incentivou aos estudos mesmo sendo a renda a da família limitada. Sobreviveu a um procedimento novo, viu seus filhos entrando na faculdade. Foi mãe e isso é uma coisa comum, mas ao mesmo tempo muito especial. O ano da fundação da clínica é o ano do centenário de Palmira.
A Clínica Palmira Carlos é um reflexo desse legado. Em cada consulta e em cada tratamento, buscamos oferecer a mesma coragem pioneira e o cuidado dedicado que definiram a vida de Palmira. É por isso que ela é mais do que um nome; ela é a nossa missão."
